01 de julho de 2021 às 13:18

Argentina tem metade dos técnicos das quartas da Copa América

Técnico da Seleção Argentina é o mais novo

Crédito:SBT NEWS

Metade dos técnicos classificados às quartas de final da Copa América é argentina. Lionel Scaloni comanda a própria Albiceleste; Gustavo Alfaro, o Equador; Eduardo Berizzo, o Paraguai; e Ricardo Gareca, o Peru.  

 

Com apenas 43 anos, o treinador da Albiceleste é o mais novo dentre os argentinos classificados às quartas de final. Ele assumiu o comando da seleção após a saída de Jorge Sampaoli, em 2018, depois que a Argentina foi eliminada para a França nas oitavas da Copa do Mundo da Rússia.  

Ao longo da carreira como treinador, Scaloni foi auxiliar técnico no Sevilla e na seleção albiceleste. Nesta Copa América, ele ainda não viu seu esquadrão sair de campo derrotado. Na primeira colocação da chave, com dez pontos, a Argentina encerrou a fase de grupos com três vitórias e um empate. 

Gustavo Alfaro - Equador

Foto: José Jacome / AP

Aos 58 anos, Gustavo Alfaro é um treinador consolidado na Argentina. Ele trabalhou apenas duas vezes fora do país: no Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 2009, e na seleção equatoriana, seu atual emprego.  

No currículo, ele possui dois títulos relevantes: o Campeonato Argentino, com o Boca Juniors, em 2019, e aCopa Sul-Americana, com Arsenal de Sarandí, em 2007.  

Na Copa América, o esquadrão de Alfaro ainda não venceu. Foram três empates e uma derrota, o que lhe garantiu a classificação às quartas de final no terceiro lugar do Grupo B.  

Eduardo Berizzo - Paraguai

Foto: Divulgação / Conmebol

Outro treinador argentino que garantiu a classificação ao mata-mata foi Eduardo Berizzo, do Paraguai. Aos 51 anos, o comandante da Albirroja acumula passagens por clubes da Europa, tendo treinado o Sevilla, em 2017, e o Athletic Bilbao, em 2018.  

Berizzo também deixou sua marca no futebol chileno, onde foi campeão nacional no comando do O'Higgins, em 2013, e auxiliar técnico da LaRoja, em 2007. 

Na Copa América, o treinador viu a seleção paraguaia encerrar a fase de grupos na terceira colocação do Grupo A, com duas vitórias e duas derrotas.  

Ricardo Gareca - Peru

Foto: Franklin Jacome / AP

 

Gareca é um treiandor conhecido do futebol brasileiro. Um ano antes de assumir o comando técnico do Peru, em 2015, ele treinou o Palmeiras.  

Aos 63 anos, o técnico acumula passagens por diversos clubes argentinos, como Independiente, Talleres, Argentinos Jrs. e Vélez Sársfield, onde foi campeão nacional em 2011. No Peru, ele foi conquistou o título do Campeonato Peruano pelo Universitario, em 2009.  

Na Copa América, seu esquadrão encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo, com sete pontos. Foram duas vitórias e um empate, além da derrota para o Brasil.  

VEJA OS DUELOS DAS QUARTAS DE FINAL 

Peru x Paraguai - sexta-feira (2), às 18h, no Olímpico de Goiânia 

Brasil x Chile - sexta-feira (2), às 21h, no Nilton Santos 

Uruguai x Colômbia - sábado (3), às 19h, no Mané Garrincha 

Argentina x Equador - sábado (3), às 22h, no Olímpico de Goiânia 

 

 

 

Fonte: SBT NEWS

comentários

Estúdio Ao Vivo