26 de setembro de 2022 às 16:02
Audiência do Rádio cresce e chega a 83% no Brasil diz Inside Radio 2022
Ouvintes via web representaram um aumento de 85% em relação á 2019
Em comemoração ao centenário do rádio no Brasil e ao Dia Nacional do Rádio (25), a Kantar IBOPE Media lançou seu estudo anual sobre o consumo de rádio no país, chamado de Inside Radio 2022. O levantamento indicou que o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa. Três a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. 58% estão ouvindo o meio em maior, ou na mesma quantidade nos últimos 6 meses. Cada ouvinte passa 3h58 minutos ouvindo rádio por dia. E 7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.
"RÁDIO SEGUE EM ALTA"
Para efeitos comparativos, o alcance do rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media era de 78% no Inside Radio 2020 foi para 80% em 2021 e hoje chega a 83% de pessoas ouvindo rádio no Brasil. É possível afirmar que o meio segue em alta no seu consumo no país, seja no dial e também por plataformas digitais. Os dados do estudo de 2022 são relativos ao mês de agosto e foram apresentados no dia 21/09 por Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media
"RÁDIO ESTÁ INSERIDO EM TODOS OS GRUPOS SOCIAIS E ETÁRIOS"
Segundo o Inside Radio 2022, o perfil do ouvinte de rádio é muito similar ao da população brasileira, ou seja, isso mostra como o rádio está inserido em praticamente todos os grupos sociais e etários do país. Desse público, 63% declaram que ouvem o rádio em casa, 30% no carro, 12% em outros locais, 9% no trajeto e 3% no trabalho. Com a retomada e a reabertura social, a parcela de audiência fora de casa foi ampliada em relação a 2021.
"80% OUVEM RÁDIO TRADICIONAL MAS CELULAR SE DESTACA"
O Inside Radio 2022 também destaca que o rádio está "evoluindo em todas as formas", com 80% dos ouvintes informando que ouvem o rádio pelo receptor comum (também inclui o rádio do carro), 26% no celular (era 25% em 2021), 4% em outros equipamentos e 3% no computador. Usar uma forma para escutar o rádio não exclui a outra, ou seja, a audiência pode utilizar mais de uma forma para acompanhar o meio durante a sua jornada diária.