09 de março de 2020 às 12:34

CADERNETA DE VACINAÇÃO ATUALIZADA É FUNDAMENTAL NO COMBATE AO SARAMPO

Crédito:google

Crianças e adolescente entre 5 e 19 anos ainda têm tempo para se vacinar contra o Sarampo. A Campanha Nacional de imunização contra o vírus continua até o dia 13 de março. A vacina é a única forma de evitar a circulação da doença. Foi graças ao Programa Nacional de Imunizações, o PNI, que o Brasil ficou livre do Sarampo por aproximadamente 20 anos. Mas a população relaxou e deixou de se vacinar. Com isso, a doença voltou. Em 2019, mais de 18 mil casos foram confirmados no país.

O infectologista Manuel Palácios destaca que a única forma de evitar o contágio é manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

“É necessário reforçar a vacinação, até porque é uma doença que pode deixar várias sequelas. O sarampo é uma doença que tende a ser muito grave. A única forma de se prevenir é vacinando. Então, a recomendação é que os país mantenham a cartão vacinal dos seus filhos atualizados para ter a vacinação contra o sarampo e evitar, justamente, complicações”.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo ar. O vírus pode causar sequelas como a cegueira, surdez, retardamento do crescimento, redução da capacidade mental ou até levar à morte. A vacina pode evitar todos esses problemas. Ela está disponível gratuitamente em mais de 37 mil unidades de saúde de todo Brasil. É importante comparecer com a caderneta de vacinação em mãos. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se imunizar novamente. Movimento vacina Brasil. Mais proteção para sua família. Acesse saude.gov.br/vacinabrasil e saiba mais.

Fonte: linha direta

comentários

Estúdio Ao Vivo