09 de abril de 2025 às 14:28

Câmara comemora aniversário de São José de Rio Pardo em Sessão Solene

Sessão Solene prestou homenagem ao saudoso Professor Márcio José Lauria e concedeu o Diploma de Mérito comunitário a personalidades e instituições municipais.

Crédito:Câmara Municipal de São José do Rio Pardo - SP

A noite da última sexta-feira, 04/04, foi de muitas emoções por ocasião da Sessão Solene de Comemoração aos 160 anos de fundação de São José do Rio Pardo, que data de 04 de abril de 1865.

 

Vereadores, autoridades municipais, como o Prefeito Márcio Zanetti, além de convidados prestigiaram a C

 

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Kocian, o Prefeito Márcio Zanetti, a Advogada Evelise Fagiolo Augusto, Presidente da 14° Subseção da OAB/SP de São José do Rio Pardo, e o 1º Sargento Juarez Machado Homem, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG) 02-038 de São José do Rio Pardo compuseram a Mesa Diretora durante a solenidade.

 

As comemorações pelos 160 anos de fundação do Município tiveram início com uma cerimônia especial conduzida pelo assessor parlamentar Fabrício Menardi, responsável pelo protocolo do evento. Durante o cerimonial, o assessor apresentou um breve histórico da cidade, ressaltando momentos importantes de sua trajetória. Em seguida, o Presidente tomou a palavra, dando continuidade às homenagens e destacando a relevância da data para toda a comunidade.

 

Em sua fala inicial, o vereador Rafael Kocian referindo-se à duas frases que tem como norteadoras de sua ação política, "Só existe o que se faz" e "Ninguém faz nada sozinho", ponderou que os resultados de qualquer ação vêm somente quando "colocamos a mão na massa" e "vestimos a camisa", ou seja, quando assumimos responsabilidade e nos dedicamos verdadeiramente às causas que queremos ver avançar. Ele destacou que o trabalho coletivo é essencial e que, por mais que existam ideias e projetos, eles só se tornam realidade através da ação prática e da colaboração entre diversas pessoas. Para alcançar resultados concretos, é necessário empenho, comprometimento e cooperação. Para finalizar, o vereador destacou que todos os homenageados do dia "certamente fizeram a diferença, fizeram acontecer e o fizeram com ajuda de muitas pessoas."

 

HOMENAGEM AO PROFESSOR MÁRCIO JOSÉ LAURIA

 

A solenidade também prestou homenagem ao Professor Márcio José Lauria, renomado crítico literário, advogado e político de São José do Rio Pardo. Reconhecido como um dos maiores especialistas na obra de Euclides da Cunha, Márcio Lauria atuou como vereador e presidiu a Câmara Municipal, deixando um legado significativo na cultura e política local.

 

O Presidente Rafael Kocian promulgou o Decreto Legislativo nº 04, de 04 de abril de 2025, que atribuindo o nome professor à sala destinada à Sala da Presidência da Cãmara Municipal.

 

Participaram diretamente da cerimônia de descerramento da placa de homenagem, além do Presidente, o Prefeito Márcio Zanetti, os Ex-presidentes da Câmara Municipal, vereadores Reinaldo Milan e Lúcia Libânio e a família do professor Márcio José Lauria.

 

O riio-pardense Márcio José Lauria foi um educador, escritor, jurista e político. Formado em Letras e Direito, lecionou em escolas públicas e particulares e em cursos superiores, destacando-se como professor-fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (atual FEUC), onde também foi diretor por três mandatos.

 

Especialista na obra de Euclides da Cunha, foi diretor da Casa de Cultura Euclides da Cunha e idealizador do Ciclo de Estudos Euclidianos. Representou o Euclidianismo em eventos importantes, como o centenário de morte de Euclides da Cunha na Academia Brasileira de Letras em 2009.

 

Publicou mais de quatro mil textos na imprensa local e regional e lecionou até 2008 na UNIP. Como vereador entre 1972 e 1982, presidiu a Câmara Municipal de 1977 a 1979 e criou a lei de 1982 que define as efemérides do município.

 

Recebeu cinco honrarias da Câmara Municipal, incluindo "Mérito Comunitário" (1987), "Mérito Euclidiano" (2002), e "Guardião da Memória Rio-Pardense" (2008).

 

DIPLOMA DO MÉRITO COMUNITÁRIO

 

Neste ano, a Câmara Municipal outorgou a dez homenageados o Diploma de Mérito Comunitário, pelo destaque que têm na prestação de serviços relevantes em suas respectivas áreas de atuação.

 

Foram agraciados as seguintes pessoas e instituições: José Cesar Baldassin (Agropecuária), Marcos Venicio Nogueira Rodrigues (Comunicação Social), Maria Aparecida Granado Rodrigues (Educação), Édson Boaro (Esporte), Cresci e Perdi (Comércio), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos "Recanto Pastorinho" (Promoção Humana), Dr. Antônio Carneiro de Paiva (Saúde), Affonso Orlandi Neto (Meio Ambiente), Samba do Chicão (Cultura) e Riotrafo Ltda (Inovação).

 

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DOS HOMENAGEADOS

 

José Césa Baldassin (Agricultura)

 

José César Baldassin, filho dos agricultores Assilio Balsassin e Encarnação Fernandes Baldassin, nasceu e cresceu no Sítio Taquara Branca, em São José do Rio Pardo. Casado com Maria Cristina Dassan Baldassin, é pai de três filhos: Pablo, Miquela e Maria Carolina. Iniciou na agricultura aos 11 anos e, em 1970, mudou-se para Campinas para estudar Economia, conciliando trabalho e estudos. Após se formar, retornou a São José do Rio Pardo, onde cultivou milho, cebola e legumes entre 1974 e 1980. Em 2007, fundou a Agroindústria Santa Rita, especializada no beneficiamento de cebolas e legumes, empregando atualmente 80 pessoas. A empresa se destaca por sua versatilidade, eficiência e qualidade no processamento e classificação de produtos agrícolas. José César consolidou sua empresa como referência em produtividade e inovação, mantendo viva sua paixão e dedicação à agricultura.

 

Marcos Venício Nogueira Rodrigues (Comunicação Social)

 

Marcos Venicio Nogueira Rodrigues é locutor de rádio desde 1988, tendo iniciado suas atividades em Vargem Grande do Sul na Sociedade Rádio Cultura AM do Grupo Rudney Fracaro. Em 1990, quando a Rádio Notícia FM inicia suas atividades, Marcos Venicio passa a integrar os quadros de comunicadores da rádio. A emissora fundada pela Família Mazzer, liderada por Euclides Mazzer e os filhos Marcio e César, que lhe deram a oportunidade de desenvolver um trabalho na sua cidade natal que, ininterruptamente, é exercido há 35 anos! Em todo esse tempo, desenvolveu habilidades que vão de além do estúdio de apresentação de nomes de artistas e nomes de músicas; fez e faz entrevistas com nomes do meio político nacional bem como artistas e personalidades do esporte.

 

Maria Aparecida Granado Rodrigues (Educação)

 

A educadora Maria Aparecida Granado Rodrigues é formada em Letras e Pedagogia. Ela sempre buscou se aprimorar, fazendo especializações em Análise do Discurso, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Formação do Professor Universitário e Ensino de Língua Espanhola. Maria se aposentou como Professora de Português e coordenou o curso de Pedagogia até 2011 na UNIP. Ela também lecionou na escola De Grau em Grau. Comprometida com a memória de Euclides da Cunha, ela atua no Movimento Euclidiano e no Ciclo de Estudos Euclidianos há 30 anos.

 

Édson Boaro (Esporte)

 

Édson Boaro nasceu em 3 de julho de 1959, em São José do Rio Pardo, e se destacou como um dos melhores laterais-direitos do futebol brasileiro, sendo convocado para a Copa do Mundo de 1986. Começou sua carreira na base da Ponte Preta, onde ganhou o apelido de "Abobrão". Depois, jogou pelo Corinthians, conquistando o Campeonato Paulista de 1988, marcando um gol decisivo na final. Teve passagens pelo Palmeiras e outros clubes, sempre mostrando dedicação. Na Seleção Brasileira, participou de 19 jogos e, mesmo com uma lesão na Copa de 1986, sua qualidade brilhou. Hoje, é treinador do Sub-20 da Ponte Preta, formando novos talentos e transmitindo sua experiência.

 

Cresci e Perdi (Comércio)

 

Fundada em 2014 por Elaine Alves Baptistela em São José do Rio Pardo, a Cresci e Perdi surgiu para ajudar pais com soluções econômicas para o crescimento rápido dos filhos. Em 2017, Saulo Alves tornou-se Diretor de Operações e Expansão, ajudando no crescimento da rede. A Cresci e Perdi é a maior franquia de moda circular infantil do mundo, com 543 unidades operando e 117 em implantação, totalizando mais de 660 lojas em 408 cidades de 25 estados do Brasil. A empresa se dedica à economia circular e à criação de oportunidades, oferecendo produtos de 40% a 80% mais baratos do que lojas convencionais, promovendo um consumo consciente e oportunidades econômicas para famílias e franqueados.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos "Recanto Pastorinho" (Promoção Humana)

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conhecido como "Recanto Pastorinho", começou suas atividades em São José em abril de 2013. Ele realiza trabalho social crianças e adolescentes em situação de risco e com suas famílias. Um diagnóstico em São José do Rio Pardo revelou a falta de atividades no contraturno escolar, deixando crianças e adolescentes sozinhos. Desde sua criação, o Recanto Pastorinho atende sua clientela de segunda a sexta-feira, oferecendo diversas atividades e acompanhamento familiar. Nos últimos doze anos, cerca de 600 crianças e adolescentes foram atendidos. As oficinas incluem artesanato, dança, teatro, e mais, focando na convivência, cidadania e autonomia. O projeto integra crianças com deficiência e busca prevenir riscos sociais por meio de atividades lúdicas e culturais.

 

 Doutor Antônio Carneiro de Paiva (Saúde)

 

O Doutor Antônio Carneiro de Paiva nasceu no dia 20 de fevereiro de 1940 na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Inicia seus estudos em medicina em 1960, especializando-se em Pediatria. Em 1968, Dr. Antônio casa-se com a advogada Marina da Silva Carneiro, natural de Florianópolis, Santa Catarina. O casal terá duas filhas:  A família muda-se para São José do Rio Pardo em 1976, onde Doutor Antônio se estabelecerá como pediatra. Além de atender no seu consultório particular, Doutor Antônio assiste a maternidade da Santa Casa e atende também no Pronto Socorro Municipal.

 

 Affonso Orlandi Neto (Meio Ambiente)

 

Affonso Orlandi Neto nasceu em 1997 em São José do Rio Pardo. Ele é filho de João Luís Carneiro Orlandi e Eliane Cristina Tardelli Orlandi. Muito curioso desde pequeno, Affonso sempre teve uma paixão por animais, especialmente serpentes.  Aos 18 anos, entrou na Universidade Federal de São Carlos para estudar Ciências Biológicas. Ele mantém um projeto de educação ambiental chamado Projeto de Conservação de Serpentes, que busca estudar as espécies locais e levar conhecimento à comunidade por meio de palestras. Atualmente, realiza resgates de serpentes em risco, colaborando com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal. Registra a localização dos resgates e solturas em áreas de proteção ambiental, além de implementar atividades educativas na ilha São Pedro para a comunidade de São José do Rio Pardo

 

Samba do Chicão (Cultura)

 

O grupo musical Samba do Chicão foi criado em 2017 em São José do Rio Pardo, misturando música caipira com samba. Atualmente, os músicos são: Vini Salvadori (flauta), Marito (saxofones), Filipe Fontão (violão e voz), Chicão (percussão e bateria) e Marina Rosa como principal intérprete, destacando a força das mulheres no samba. O grupo participou de vários festivais importantes, como o Forró da Lua Cheia e fez uma turnê pelo Uruguai em 2023. Em 2022, recebeu apoio para lançar seu primeiro álbum, em 2023, realizando shows em escolas e entidades. Também desenvolve o projeto Samba do Chicão nas Escolas, levando a história do samba a crianças e adolescentes. Em 2023, lançou o álbum Sambão Chic, com dez sambas autorais. O Samba do Chicão é conhecido por suas apresentações energéticas, arranjos criativos e releituras de clássicos.

 

 Riotrafo Ltda (Inovação)

 

Fundada em janeiro de 1995, a Riotrafo tem como objetivo desenvolver e fabricar comutadores elétricos, oferecendo soluções inovadoras para transformadores de distribuição de energia elétrica. Criada por Laércio Machado, a empresa revolucionou o setor com um comutador que reduziu o tempo de manutenção de duas horas para apenas cinco minutos. O dispositivo também automatiiza a regulação de tensão, diminuindo as perdas nos transformadores, gerando economias. A Riotrafo é responsável por 90% do mercado brasileiro de comutadores elétricos e vende para trinta países, sempre buscando excelência e inovação. A missão da empresa é desenvolver e fornecer comutadores de alta qualidade, promovendo segurança para fabricantes de transformadores. Seus valores incluem integridade, satisfação do cliente e respeito às pessoas, com o objetivo de se tornar um fornecedor de referência no mercado global.

 

 

 

 

 

Fonte: Câmara Municipal de São José do Rio Pardo - SP

comentários

Estúdio Ao Vivo