24 de novembro de 2024 Ã s 17:30
CDHU lança campanha de regularização de contratos 2024
Mais de 115 mil famÃlias podem aderir à campanha.
A Companhia de
Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) lançou a Campanha de Regularização
de Contratos 2024. O objetivo é reduzir a inadimplência e regularizar
pendências de mutuários com atrasos em prestações do financiamento habitacional
realizado pela Companhia. A campanha é válida até 31 de dezembro.
Atualmente, 115.823 mil
famÃlias têm pendências contratuais e podem aderir à campanha. Na região de
Ribeirão Preto, há 12.653 contratos com prestações em atraso.
Para os acordos e alterações
processuais, não haverá incidência de juros de mora ou de multa por atraso. O
pagamento será parcelado até o final do prazo remanescente dos contratos, sem
aplicação de juros remuneratórios. Será necessário o pagamento de uma entrada
mÃnima, de acordo com o tamanho do atraso:
- Atraso de até duas
mensalidades, o débito deverá ser quitado à vista;
- Nos contratos ativos com
três a 24 atrasos sem acordo prévio, deverá ser paga uma prestação de entrada;
- Mutuários com atrasos de
três a 24 parcelas, mas que já tenham realizado acordo e descumprido, deverão
pagar duas prestações de entrada;
- Para situações com mais de
24 parcelas em atraso, a entrada será de três prestações.
Em todos os casos, a entrada poderá ser
substituÃda pelo valor de 5% do total da dÃvida, prevalecendo o que for menor.
Também será possÃvel optar pelo pagamento à vista, sem incidência de juros ou
multa.
Após o término da campanha,
as regras para acordo voltam ao praticado regularmente pela Companhia: o valor
de entrada corresponde a 10% do valor da dÃvida, além da incidência de juros e
multa por atraso, conforme as cláusulas contratuais.
Outra novidade importante é
a possibilidade de o mutuário fazer a portabilidade para as regras atuais de
financiamento da CDHU, que estipulam o teto de 20% da renda familiar para as
parcelas mensais, além de estipular juros zero para as famÃlias com renda de
até cinco salários mÃnimos.
A campanha também é uma boa
oportunidade para regularizar a situação de transferências não formalizadas
junto à CDHU. Pessoas com contratos de gaveta deverão apresentar toda a
documentação que comprove o direito à posse do imóvel. Após esse processo,
serão aplicadas as regras atuais de financiamento da CDHU, com teto de 20% da
renda salarial e sem juros, até o prazo remanescente do contrato.
Há também a possibilidade de
acordos para situações especÃficas e menos recorrentes, como refinanciamento de
contratos encerrados com débitos, situações judicializadas ou levadas a Centros
Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC), novação de dÃvidas e conversão de
contratos especiais.
Os mutuários com pendências
receberão uma carta boleto informando sobre a campanha e já com o melhor valor
de acordo para cada situação. Ao pagar o boleto recebido, automaticamente o
contrato é convertido para as regras do acordo. Os moradores podem conferir a
autenticidade do boleto no validador disponibilizado no site da CDHU.
Outra possibilidade é que o
interessado acesse, proativamente, o site da Companhia diretamente no link. Ao
preencher as informações do contrato, o sistema irá apresentar, automaticamente,
a situação mais vantajosa para o cidadão, de acordo com a caracterÃstica da
dÃvida. Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para o Alô CDHU (0800 000
2348) ou ir diretamente aos postos de atendimento na capital ou nas gerências
regionais. A lista de endereços está disponÃvel no www.cdhu.sp.gov.br/postos-de-atendimento
Fonte: CDHU