18 de dezembro de 2024 Ã s 14:48
Como será o expediente bancário no final de ano
As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
No dia 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal),
feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras
não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não
serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24
horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
No dia 24/12 (terça-feira), os bancos
terão o horário de atendimento reduzido, das 9h à s 11h, horário de BrasÃlia.
Já nos dias 26/12 e 02/01 (quinta-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para
atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado
municipal.
O último dia útil do
ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a
realização de todas as operações bancárias, será no dia 30/12 (segunda-feira). No dia 31/12 (terça-feira) também não há
expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Contas de consumo
(água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há
compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo,
no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado
ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento
seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
"Normalmente os
tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais,
estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou,
no caso dos tÃtulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas
eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos",
explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Os meios eletrônicos
são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar
as áreas de autoatendimento nas agências disponÃveis, e os canais digitais
(celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e
pagamento de contas, e demais serviços.
"Esses canais
oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema
bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser
utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e
transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão
entre as alternativas de atendimento", ressalta Faria.
Boletos bancários de
clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito
Direto Autorizado).
Fonte: FEBRABAN