16 de junho de 2021 às 07:37

Em Aguas da Prata 2º plantio do projeto conservador RAINHA DAS ÁGUAS.


Realização da Secretaria de Meio ambiente

Crédito:Prefeitura de Aguas da Prata

Segunda, 14, aconteceu  o 2º plantio do “Projeto Conservador Rainha da Águas”. O evento aconteceu na fazenda Pratinha e é inspirado em um trabalho já realizado com sucesso na cidade de Extrema/MG e faz parte do Programa Conservador da Mantiqueira.

APOIO DA PREFEITURA

A prefeitura de Águas da Prata participa ativamente da implantação do projeto nas propriedades. O evento contou com a presença da Prefeita Regina Janizelo e da Secretária de Meio Ambiente Valéria Manco. O trabalho é desenvolvido em parceria com uma Organização Não Governamental, a TNC THE NATURE CONSERVANCY.

MICROBACIA

A primeira intervenção do Projeto Conservador rainha da Águas ocorreu na microbacia do Rio da Prata na fazenda São Vicente, uma importante fonte de abastecimento público e se estenderá à outras áreas do município.

INTERVENÇÕES

Diversas ações estão programadas. Nesta primeira etapa, o objetivo é contatar produtores rurais da região que tenham interesse em participar. Definidas as áreas, a próxima etapa é o plantio de mudas que serão monitoradas por um período de dois anos.

Paralelamente a esse acompanhamento, o projeto deve buscar parcerias com empresas para o financiamento do trabalho.

AVALIAÇÃO

A prefeitura observa três quesitos para avaliar a qualidade do projeto e que possibilitam que o produtor receba 100% do valor destinado à propriedade:

1° Qualidade da Floresta;

2° Qualidade do Saneamento rural e

3° Conservação de solo.

PIONEIRISMO NO ESTADO

Águas da prata foi a 1° cidade do Estado de São Paulo a promover a conservação das nascentes, seguindo os passos de Extrema (MG) que foi a 1° do Brasil. “A continuação deste projeto é de suma importância para o município e a parceria com os proprietários rurais torna possível a implementação para o benefício de todos”, disse a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Valéria Manco.

 

Fonte: Prefeitura de Aguas da Prata

comentários

Estúdio Ao Vivo