04 de maro de 2024 às 14:22

Farmácia Popular: posso retirar remédios gratuitos?


Ao todo, 40 medicamentos são contemplados pelo programa em esquema de gratuidade e copagamento.

Crédito:SHUTTERSTOCK

Você sabe como funciona o farmácia popular? Ao todo, 40 medicamentos são contemplados pelo programa em esquema de gratuidade e copagamento. Para obter os medicamentos, basta comparecer a uma farmácia credenciada, que geralmente são identificadas com adesivos e placas da logomarca do programa, e apresentar um documento oficial com foto e número do cpf.

 

Também é necessário apresentar a receita médica dentro do prazo de validade. Todo cidadão brasileiro tem direito de usufruir do programa, mas somente aqueles que recebem o bolsa família podem retirar os 40 medicamentos de forma gratuita.

 

Para quem não faz parte desse grupo, são 29 medicamentos gratuitos para tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.

 

Os outros 11 rémedios são fornecidos com custo reduzido. // nesse caso, o ministério da saúde paga parte do valor, que pode chegar até 90 por cento do preço de referência tabelado, e o paciente paga o restante, de acordo com o valor da farmácia.

 

 desde janeiro, também é possível retirar absorvente de forma gratuita pelo programa, mas além do documento oficial, é necessário apresentar a "autorização do programa dignidade menstrual", que deve ser obtida pelo aplicativo ou site do "meu sus digital".

 

Segundo o ministério da saúde, o programa atendeu 22 milhões de brasileiros apenas em 2023.

 

Fonte: brmais news

comentários

Estúdio Ao Vivo