18 de fevereiro de 2020 às 15:25

Ferramenta da Epamig ajuda na gestão sustentável de propriedades rurais

Crédito: Emater-MG / Divulgação

O sistema Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) tem auxiliado técnicos e produtores na elaboração de um diagnóstico sobre a situação de propriedades rurais. A ferramenta, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) – vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , começou a ser difundida em 2010, por meio da capacitação de extensionistas da Emater-MG.

A metodologia, que busca a adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais, utiliza 21 indicadores que consideram temas como aspectos econômicos, sociais, de gestão, solo e água, manejo dos sistemas de produção e ecologia da paisagem. E abrange também entrevistas com produtores e imagens de satélite para levantamento da realidade local.

"Trata-se de uma ferramenta de gestão que aponta riscos, pontos críticos e oportunidades. A partir do diagnóstico e do monitoramento das informações obtidas é possível elaborar planos de adequação com foco na gestão ambiental e socioeconômica”, explica o pesquisador da Epamig, José Mário Lobo, responsável pelo ISA.

Com o objetivo de auxiliar na recuperação econômica e ambiental da região atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), a planilha ISA foi utilizada em 211 propriedades rurais. A proposta é acompanhar o desempenho de unidades demonstrativas de cafeicultura, piscicultura, recuperação de pastagens, dentre outras.

 

Fonte: EMATER - MG

comentários

Estúdio Ao Vivo