07 de julho de 2024 às 22:07

Julho Amarelo: hepatites B e C são as mais comuns

A médica hepatologista Liliana Mendes, da Sociedade Brasileira de Hepatologia, explica o porquê.

Crédito:FREEPIK

Você sabia que existem mais de 750 mil casos de hepatites virais no brasil? Essas doenças, na maioria das vezes, são silenciosas, mas podem causar sérios danos ao fígado e à saúde em geral.

 

São cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. Mas a médica hepatologista liliana mendes, membro da sociedade brasileira de hepatologia, explica que dois tipos se destacam.

 

" segundo os dados do ministério da saúde, as hepatites B e C são as mais comuns no país. A hepatite B é a mais comum no mundo e hepatite C também no mundo teve uma expressão grande. Por quê? Porque esse julho só foi descoberto em 1989. Em 1992, ele foi descrito. Nas bolsas, né, foi começar a procurar ele nas bolsas de sangue do brasil em 1994, de forma mais frequente, e então a gente teve acesso a saber porque que tanta gente tinha cirrose, câncer de fígado e tinha necessidade de transplante e a gente não sabia porque. Então, esse vírus ele ficou aí por muitos anos sem ter acesso a nenhum tratamento e aí ele expandiu e até hoje em alguns lugares mas ele é a principal causa de transplante hepático em todo o mundo".

 

A hepatite de tipo B corresponde a 39,9 por cento dos casos no Brasil. E a do tipo C, representa 39,8 por cento. A forma mais comum de transmissão desses dois tipos é por contato com sangue contaminado.

 

O tipo B também pode ser transmitido por via sexual. A doutora também ressalta que por serem doenças silenciosas, o ideal é fazer exames periodicamente, mas em caso de qualquer suspeita, procure um posto de saúde. O SUS oferece tratamento para todos os tipos de hepatites virais.

Fonte: BR MAIS NEWS

comentários

Estúdio Ao Vivo