26 de maio de 2023 às 21:15

Região Vulcânica de Poços de Caldas recebe título de utilidade pública para produção de cafés especiais

O título ainda fortalece os produtores da região

Crédito:Centro do Comercio do Café de Minas Gerais

A Região Vulcânica de Poços de Caldas (MG) foi reconhecida recentemente com o título de utilidade pública. A declaração vai dar mais credibilidade ao produto e aumentar os negócios. A região é considerada ideal para a produção de cafés especiais.

"A gente tem três fatore da nossa região vulcânica. Primeiro o clima, que favorece a gente nessa parte de café especial, altitude de 700 a 1,3 metros acima do mar, que também nos ajuda. E o solo, um solo muito rico em mineração que faz com que a gente produza um café de boa qualidade", disse o administrador Abel José da Silva.

Produtores da região vulcânica, que abrange oito municípios do Sul de Minas e outros quatro do Estado de São Paulo, investem cada vez mais nos cafés especiais para atender os mercados mais exigentes da bebida.

"A pessoa tem potencial na lavoura, potencial na propriedade, solo riquíssimo em elementos, minerais, matéria orgânica, bebida espetacular, que é justamente baseada no solo, tem um terroir específico café, mostrar, provar e fazer com que ele cresça na qualidade. Com isso ele vai continuar, 20, 30, 50% e até o dobro do valor do café normal", disse o presidente da Associação dos Produtores de Café Vulcânico, Marco Antônio Lobo Sanches.

"É mais um documento que a entidade, a organização possui e ela presta serviço à sociedade e aos produtores principalmente, todos os produtores, mas a sociedade enquanto consumidora e uma forma de divulgar que a associação está sendo reconhecida pelo poder público, então é uma grande conquista para a associação", disse o extensionista da Emater, Venâncio Martins.

Eficiência que leva a Associação da Região Vulcânica a projetar ainda mais o Sul de Minas nos mercados nacional e internacional.

"O café é diferenciado, premiado, vai para o Brasil, vai para o mundo, vai pra onde tiver na frente", completou o produtor Abel José da Silva.

Dentre os associados, 90 já têm marcas de café e o próximo passo é colocar o selo em todos eles para que chegue ao consumidor já com essa identificação. Pequenos lotes do café produzidos na Região Vulcânica já chegaram ao Japão e Estados Unidos.

No último dia 16 de maio, a Associação dos Cafés da Região Vulcânica de Poços de Caldas foi reconhecida pelo Estado de Minas Gerais como uma instituição de utilidade pública, título que aumenta ainda mais a credibilidade do produto, que já possui identidade e selo de origem.

O título ainda fortalece os produtores da região, que contam com assessoria e ajuda do Sebrae e Emater.

 

https://cccmg.com.br/regiao-vulcanica-de-pocos-de-caldas-recebe-titulo-de-utilidade-publica-para-producao-de-cafes-especiais/

Fonte: Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais

comentários

Estúdio Ao Vivo