16 de julho de 2025 às 15:47

SEMEADORAS DO AGRO LEVAM CICLO DE PALESTRAS A PONGAÍ, TAMBAÚ E IBITINGA E REFORÇAM PROTAGONISMO FEMININO NO CAMPO

Participação das mulheres nas atividades do campo é cada vez mais relevante em diversas áreas

Crédito:FAESP/SENAR

A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), realizou mais três eventos do seu ciclo de palestras na última semana, reunindo mulheres do campo, autoridades locais e lideranças sindicais em Pongaí, Tambaú e Ibitinga. Os eventos evidenciaram a força crescente das mulheres no agronegócio paulista e a importante aproximação das produtoras rurais com os sindicatos rurais de suas regiões.

 

Em Pongaí, município que integra a extensão de base do Sindicato Rural de Pirajuí, o módulo 2 do ciclo — intitulado "Mulheres: é tempo de semear" — foi realizado no dia 7 de julho. O encontro contou com a presença de Dirceu de Bortolo, presidente do Sindicato Rural de Pirajuí; do prefeito Gilhiard Henrique de Bortoli e da primeira-dama, professora Bárbara Caiuby Ribeiro de Bortoli. Também participaram Otaviano Oliveira, diretor tesoureiro do sindicato; Talita Belini, diretora de Cultura e Turismo; Aline Espote, secretária de Agricultura; Angelita Espangner, secretária de Assistência Social; e Evelise de Souza, secretária de Meio Ambiente.

 

Já em Tambaú, no dia 8 de julho, o módulo 1, "Mulheres, descubram-se no campo", foi realizado com grande adesão. O evento reuniu o prefeito Leonardo Teixeira Spiga Real; o presidente do Sindicato Rural de Tambaú, Otavio Camarotti Junior, acompanhado de sua esposa Sirlei do Carmo; além da vice-prefeita Claudia Contiero. Também marcaram presença Vanderlei Bassanezi, coordenador do sindicato, e Erica Bassanezi, coordenadora de Assistência Social. Representando outras entidades locais, participaram Dra. Vanessa Viel, da ACE Tambaú, e Dra. Eleonora Meirelles, da OAB Tambaú.

 

Por fim, no dia 11 de julho, foi a vez de Ibitinga receber o módulo 1 do ciclo, que teve como destaque o engajamento das mulheres produtoras da região. Estiveram presentes Sergio Quinelato, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga; o prefeito Florisvaldo Antonio Fiorentino; e Luiz Andia Filho, gerente do Sebrae-SP da regional de Araraquara, fortalecendo o diálogo entre o setor público, a representação sindical e o apoio técnico do Senar-SP e do Sebrae.

 

A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro reforça o compromisso do Sistema Faesp/Senar e dos sindicatos rurais paulistas em promover o protagonismo feminino no agronegócio, aproximar as mulheres das entidades de classe e estimular o desenvolvimento de lideranças femininas no campo. O ciclo de palestras segue percorrendo o estado, mobilizando e inspirando cada vez mais mulheres a ocuparem espaço e empreenderem no setor que move a economia paulista.

Fonte: FAESP/SENAR

comentários

Estúdio Ao Vivo