20 de setembro de 2024 às 14:24

Tapiratiba - SP recebe o programa semear é cuidar

Iniciativa do SENAR-SP com participação da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP promove ações de saúde com exames gratuitos de mamografia e ultrassom


Crédito:FAESP/SENAR

Foi lançado na última terça-feira (17) na cidade de Tapiratiba o programa "Semear é Cuidar". Esta iniciativa inovadora, um desdobramento do "Programa Promovendo Saúde no Campo" (PPSC) do SENAR-SP em parceria com a ONG OrientaVida, oferece às produtoras rurais informações sobre prevenção e cuidados com a saúde.

 

O evento de lançamento foi realizado no Teatro Ewa Vilma contou com a presença de autoridades municipais, coordenadores do SENAR-SP, técnicos e representantes da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP. O programa oferece "combos" de exames de mamografia e ultrassom gratuitos para cerca de 50 mulheres, de 40 anos ou mais e que não tenham plano de saúde, selecionadas pelos sindicatos rurais das regiões atendidas.

 

As ações do "Semear é Cuidar" têm participação ativa dos sindicatos rurais. O Programa, além de disponibilizar exames, proporciona às mulheres uma rede de apoio e informação sobre cuidados com a saúde. Para Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, o projeto é um avanço importante para auxiliar na promoção da saúde das mulheres produtoras rurais.

 

"Infelizmente, muitas mulheres acabam não realizando exames preventivos, e quando descobrem algo, já está em um estágio avançado da doença, quando já não há mais possibilidades de tratamento", destaca.

 

O projeto "Semear é Cuidar" é uma realização do SENAR-SP por meio do PPSC, em conjunto com as ONGs Orienta Vida e Pense Rosa. Com apoio da Comissão Semeadoras do Agro, do Sebrae-SP / Sebrae Delas, da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais e Secretarias de Saúde regionais.

 

Fonte: FAESP/SENAR

comentários

Estúdio Ao Vivo