02 de maro de 2021 às 13:51

Tombamento da estação ferroviária do distrito de Lagoa Branca

Lagoa Branca

Crédito:Prefeitura de Casa Branca

O prefeito de Casa Branca – SP,  Marco César decretou o tombamento da Estação Ferroviária do distrito de Lagoa Branca. O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (CMPHC) conquistou a aprovação do tombamento da Estação, construída em 1880, sendo que a sua edificação representa relevantes referências arquitetônicas, aspectos técnicos, estéticos e construtivos muito importantes para o município. O destaque vai para o valor urbanístico do conjunto formado e também para o seu valor paisagístico. Este foi o primeiro tombamento de Casa Branca atendido pelo CMPHC.

 

 

De acordo com o prefeito, o local passa a ser reconhecido como um importante patrimônio histórico do município a ser preservado e cuidado. “Além do tombamento ser muito significativo para o desenvolvimento econômico e social de Casa Branca, isso pode viabilizar novos projetos voltados para área da cultura e turismo de toda a nossa cidade”, comenta.

 

O chefe de gabinete, João Ricardo Guimarães, destaca a ligação do local com a história ferroviária de Casa Branca. “O tombamento é muito importante para a história casa-branquense, com uma forte ligação com a ferrovia. É de extrema importância cuidarmos e preservarmos esse patrimônio, que sempre vai remeter às raízes da cidade. Além disso, a Estação já faz parte do Roteiro Rural de Casa Branca, que conta com as principais rotas e locais de exuberante beleza”.

 

Já o presidente do Conselho, Adolpho Legnaro, afirma estar muito feliz com a conquista. “É uma alegria imensa saber que a Estação foi tombada. Percebo que o local está muito preservado, pois o povo já cuida de lá com muito carinho. É um valor histórico e turístico inestimável. Sem dúvida, essa conquista é um marco para a Capital Estadual da Jabuticaba”.

O tombamento foi realizado a partir de um pedido do vereador do distrito de Lagoa Branca, Rubens Scapin. “O tombamento da Estação é uma grande vitória e tem relevância cultural para toda a nossa população. Ter esse bem reconhecido dessa forma nos dá muito orgulho”, afirma o vereador Rubinho.

 

Com a ação, a Estação Ferroviária passa a ser protegida legalmente e qualquer ação sobre ela deve ser aprovada pelo CMPHC, de forma a manter as características originais do local. O Conselho tem a atribuição de orientar toda a política de proteção do patrimônio e tem uma importante participação social. Qualquer cidadão pode pedir tombamento ou proteção de patrimônio ao Conselho.

 

Fonte: Prefeitura de Casa Branca

comentários

Estúdio Ao Vivo