03 de outubro de 2025 às 15:17

Vacinação: 6,8 mi de doses serão distribuídas para reforçar cobertura entre crianças e adolescentes

Ação será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro, com foco no resgate de jovens que ainda não foram vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo

Crédito:Agencia Brasil

Começa nesta segunda-feira, 6 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação do Ministério da Saúde vai até o dia 31 e tem como público-alvo crianças e adolescentes com até 15 anos. O Dia D de mobilização será no dia 18, com postos de saúde abertos em todo o país.

 

Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, com prioridade para HPV, febre amarela e sarampo.

 

A campanha busca atualizar a caderneta de vacinação e ampliar a cobertura vacinal, diante do risco de reintrodução de doenças como sarampo e poliomielite. O governo federal distribuiu quase SETE MILHÕES de doses e repassou CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS para apoiar estados e municípios.

 

De acordo com o MS, embora o nível de proteção vacinal contra o HPV tenha avançado, alguns estados ainda não atingiram a meta de 90%. Em Pernambuco, os índices permanecem abaixo do ideal: apenas 59% dos meninos e 72% das meninas foram imunizados. Para reverter esse cenário, o estado intensificou a vacinação nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação.

 

A pasta também alerta para o aumento de casos de sarampo na América do Norte e recomenda reforço da vacina para brasileiros entre 12 meses e 59 anos.

 

Já nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, a prioridade é a febre amarela. Devem se vacinar crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 59 anos que ainda não tomaram a dose.

Fonte: Brasil 61

comentários

Estúdio Ao Vivo